Você fica ansioso por estar ansioso?
“EU NÃO QUERO SENTIR ANSIEDADE!”
O quanto essa frase te ajuda e o quanto ela te atrapalha?
Só quem já passou por momentos de ansiedade intensa ou prolongada sabe o quanto é desconfortável muitas vezes sentir essa ansiedade.
Diante disso, é natural não querermos mais nos sentir assim. Mas e se o não querer me sentir assim for justamente uma das razões que faz a ansiedade aumentar?
Isso mesmo. Lutar contra a ansiedade, não querer senti-la, a faz ir aumentando de intensidade quando aparece. Perceba na sua própria experiência a próxima vez em que estiver sentindo-se ansioso.
Muitas vezes nos “desesperamos” logo que notamos a ansiedade surgindo.
Hoje eu te proponho um exercício: quando a ansiedade surgir, perceba esse movimento de tentar “lutar” contra ela (seja dizendo para você mesmo que não pode se sentir assim, seja saindo da situação que te causa ansiedade, seja deixando o que você precisa fazer de lado e indo se distrair nas redes sociais – as formas de fugir da ansiedade são diversas – esteja atento para perceber como você faz esse movimento) e, além de atento, esteja CURIOSO.
Em vez de tentar fugir da ansiedade, puxe um banquinho, coloque ela sentada ao seu lado e com papel e caneta pergunte-se:
- Como é para mim essa experiência de ansiedade? Onde sinto em meu corpo? Que tipo de pensamentos passam em minha cabeça?
- Quando me sinto ansioso, como eu ajo?
- O quanto eu tento não me sentir assim? Isso tem me ajudado?
Em vez de lutar contra ela, esteja curioso sobre a sua experiência. E além de curioso, busque uma atitude de aceitação.
Tudo bem você se sentir assim, você é humano e talvez esteja passando por momentos difíceis. Não se julgue por estar sentindo-se assim. Saiba que a ansiedade é uma onda que sobe e depois desce…Assim como você não entraria no mar e gritaria para que as ondas fortes parassem, você não precisa fazer isso consigo mesmo. Dê um tempo para essa tempestade se acalmar naturalmente, não a alimente brigando contra ela. Permita-se experienciar curiosidade e aceitação nas próximas vezes em que sentir ansiedade (é um treino) e perceba como essa atitude pode começar a mudar a sua relação com ela.